segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Principal problema da Ibituruna.


   O uso intensivo para a pecuária e as queimadas propiciam uma redução de 60% da mata original nos últimos trinta anos. Como consequência, as chuvas de novembro caem no solo desnudo, causando erosões e propiciando uma perda de 35 cm de espessura.A pecuária e o superpastoreiro, junto com as queimadas, são os grandes problemas da região da Ibituruna. 

QUEIMADAS 
  A queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada. O efeito mais notório da queimada é a destruição do ambiente .
As queimadas no Brasil.
Ao contrário do que preconizam os estudiosos e pessoas que, como Monteiro Lobato, abordaram a prática como um legado nocivo dos índios, as queimadas que estes realizaram ao longo de cerca de doze mil anos de sua presença nas atuais terras do Brasil mantiveram a natureza em equilíbrio - o que deixou de ocorrer, entretanto, com a incorporação da limpeza do terreno pelo fogo à cultura européia introduzida a partir de 1500: a divisão da terra em propriedades, o cultivo monocultor, etc., que dizimaram a flora nativa. As queimadas atingem diretamente os animais silvestres.
O manejo dos índios não era baseado apenas no fogo: a formação das roças em locais escolhidos permitia a interação com a natureza circundante, sua preservação, obtendo em troca a caça e a proteção contra pragas. Algo que foi perdido, como constatou Darcy Ribeiro, ao afirmar: "Assim passaram milênios até que surgiram os agentes de nossa civilização munidos, também ali, da capacidade de agredir e ferir mortalmente o equilíbrio milagrosamente logrado por aquelas formas complexas de vida"

  Fonte  - http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada

Um comentário: