segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entrevistas

Entrevistado - Sargento Vilela.




No dia 21/10/2011 foi realizada uma entrevista com o sargento Vilela da Polícia Florestal. Perguntado sobre  o trabalho realizado pela sua equipe na ibituruna ele respondeu que são  disponibilizadas duas viaturas para fazerem  a fiscalização  do local principalmente na época da seca .A equipe faz também o trabalho de conscientização e informação aos fazendeiros do pico do Ibituruna. Juntamente com o IEF a equipe propõe soluções como os aceiros para evitar as queimadas. Além do IEF  e da polícia florestal existe a brigada de incêndio formada por  moradores da Ibituruna ,que já estão preparados para combater as queimadas
O Sargento Vilela informou ainda que os animais mais prejudicados com as queimadas são -  os pássaros, ratos, gafanhotos, morcegos, tatu, coelho, paca, cutia, capivara- na parte baixa, cobra, jaguatirica, quati e raposa. Os animais que não morrem migram para outras áreas. Alem de prejudicar o solo as queimadas na área da Ibituruna contribuem para a extinção de vários animais, pois destroem as sementes.
Um trabalho que vem ajudando a minimizar a situação devastadora em que se encontra a Ibituruna é realizado com a parceria da policia florestal juntamente com o IEF distribuindo sementes para os competidores de voo livre e estes jogam durante o voo as sementes como forma de preservação da área devastada.
Mas apesar das tentativas de preservação do pico do Ibituruna  A tendência é só piorar devido à falta de conscientização. Sargento Vilela ressalta que “A Ibituruna é  o cartão postal de Governador Valadares, portanto dever de toda comunidade zelar por sua preservação”


Entrevista com Julio Avelar , Secretário Do Meio Ambiente.








(1) O que está sendo feito durante seu governo em relação ao meio ambiente?

Nós já plantamos mais de 4 mil árvores frutíferas, da mata atlântica, exóticas e entre outras.Reformamos mais de 20 praças e jardins.

(2) Você tem algum projeto em relação à Ibituruna, se tem quando irá por em pratica?

Já vem sendo plantado cerca de 50 mil tipos de árvores em toda área da Ibituruna, numa parceria entre, IEF e Consórcio Baguari.

(3) Você visa alguma parceria com as escolas, incentivando os alunos a cuidar do meio ambiente?
Sim. Fizemos este ano várias palestras e plantio de árvores nas portas e jardins das escolas públicas e quando convidados estamos a disposição.

(4) Todos os anos a Ibituruna sofre com as queimadas não seria necessário a criação de um sistema de fiscalização mais eficaz, com multas e punições rigorosas? 

Isto já existe porém a própria natureza também produz o incêndio e os vândalos inimigos dela também acham bonito destruí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário