segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INCÊNDIOS FLORESTAIS






 Estatísticas de incêndios florestais

    Segundo as estatísticas, no ano de 2009  foram registrados ao todo 61 ocorrências de Incêndio florestal – mata- pasto nos meses de julho, agosto e setembro.E no ano de 2010 foram registradas 38 ocorrências neste mesmos meses, o pico de ocorrências acontece em agosto.
     Em 2008 foram registrados 102 incêndios florestais – mata- pasto, já em 2009 e 2010 houve uma redução, caindo para 61 e 64 respectivamente ( incêndios florestais / mata/ pasto).Segundo as grades de ocorrências desde a segunda quinzena de julho  de 2011 até o dia 21 de setembro de 2011 foram registradas 87 focos de incêndio sendo em vegetação/ rodovias/lotes.
   Assim:
                 Em 2008: 102 incêndios florestais. 
                 Em 2009: 61 incêndios florestais. 
                Em 2010: 64 ocorrências de incêndio.
                Em 2011 87 ocorrências de incêndios florestais.

Incêndio florestal- Legislação – Um crime contra o Meio Ambiente

  A legislação não proíbe a realização de queimadas, mas impões condições para que elas aconteçam de maneira mais segura possível. É importante saber que toda queimada precisa ser autorizada previamente pelo Instituto Estadual de Florestas- IEF e deve ser realizada de acordo com os métodos de prevenção contra um incêndio.
   CRIME: conforme Lei Federal N° 9605/1998 _ Crimes Ambientais que diz em seu artigo 41 _ “ Provocar incêndio em mata e floresta”. Pena _ Reclusão, de 2 a 4 anos, e multa. Ainda  o referido crime encontra-se triplificado no Art.250 do Código Penal, com pena de 3 a 6 anos, podendo aumentar em mais de um terço e multa.
   É valido lembrar que a queimada é o uso controlado do fogo, em contrapartida, o incêndio é o fogo descontrolado e nocivo.

                                       DICAS CONTRA INCÊNDIO

  • Não jogue cigarro aceso nem deixe brasas na beira das estradas, bem como garradas ou latas usadas, pois elas podem refletir os raios solares e causarem um principio de incêndio.
  • Esmague as pontas de cigarros;
  • Quebre palitos de fósforos antes de jogá-los, pois você não consegue quebrar um palito aceso;
  • Só faça fogueiras em locais sem vegetação, ainda assim, ao sair do local, apague todas as brasas;
  • Molhe as fogueiras de acampamento, revolvendo as brasas e apagando bem o fogo;
  • Não solte balões e fogos de artifício próximos de florestas;
  • Evite limpar terrenos através de queimadas;
  • Abra aceiro ao redor de áreas verdes ou áreas a serem queimadas.
  • Não realize queimadas sem a autorização e fiscalização do IEF.
   O Corpo de Bombeiros e as brigadas Voluntárias de combate a incêndios florestais devem ser avisados o mais depressa possível em casos de incêndio.
  “ A preservação da nossa reserva vegetal não é somente o vetor que proporciona vida à fauna e flora, mas principalmente amplia nossa qualidade de vida. Por esta razão as Corporações Bombeiro Militar, denotam grande importância à prevenção dos Incêndios Florestais e aplicam grande efetivo na extinção dos incêndios, visando à proteção na medida do possível das matas e florestas.”

                  

Análise do ponto de vista do corpo de bombeiros.

Apesar da maior preocupação em relação aos incêndios florestais ser as matas e florestas virgens, o que anualmente vem alcançando números cada vez maiores são os incêndios em rodovias, lotes e fazendas. Na época de estiagem os donos de terras iniciam a queima para apressadamente removerem toda a mata seca. Porém muitos não se preocupam em realizar os aceiros em suas fazendas e queimam deliberadamente sem preocupação com a propagação. Na maioria dos casos, quando o fogo perde o controle e se torna um incêndio, o próprio autor não consegue por meios próprios, extinguir todo o fogo. Rapidamente, áreas verdes próximas começam a serem atingidas, podendo então se propagar a áreas de preservação naturais, tais como a APA IBITURUNA (Área de proteção Ambiental do Pico da Ibituruna) onde ocorrem perdas irreparáveis para o meio Ambiente. Sabendo que esta época é costumeiro tais eventos acontecerem, o Corpo de Bombeiros prepara os seus combatentes para que o atendimento seja rápido e preciso, evitando ao máximo os danos a biodiversidade local.
Em ocasiões raras o princípio de incêndio se inicia com fenômenos da natureza, como os raios.
Fonte-SEXTO BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário